Saber mais

O nariz tem importância estética fundamental devido a sua posição central na face, participando do equilíbrio, harmonia e da beleza do rosto como um todo. Desse modo, costuma ser a queixa de vários pacientes que procuram o cirurgião plástico.

A rinoplastia (ou cirurgia plástica do nariz) está indicada para melhora da aparência, proporção do nariz, correção de laterorrinias (nariz torto) e correção de dificuldades respiratórias. Algumas das queixas que os pacientes apresentam são incômodo em relação ao formato, tamanho (grande ou pequeno demais para a face) ou ângulo do nariz, a giba (osso alto na visão de perfil), ponta bulbosa (batatinha) e ponta caída. Assim, o objetivo é não somente de obter um nariz que pareça mais natural e harmonioso com as características faciais de cada indivíduo como também melhorar e otimizar a função respiratória de cada paciente.

Ela é uma das cirurgias estéticas mais complexas. Por isso, na escolha do seu cirurgião dê preferência àqueles que possuem especialização na área.

A cirurgia pode ser realizada com colocação, retirada e modificação do formato das cartilagens e ossos nasais, sendo possível aumentar ou diminuir o tamanho e modificar a forma do nariz.

É possível aumentar ou diminuir o tamanho e modificar a forma do nariz.

Antigamente, as cirurgias eram mais agressivas com retirada de bastante cartilagem e grande mudança na anatomia e, portanto, possibilidade de problemas futuros ocasionados pela cicatrização.

Hoje, as técnicas se tornaram mais conservadoras e evita-se ressecar excessivamente cartilagens que podem ser moldadas, mantendo a anatomia nasal e diminuindo o risco de problemas com a cicatrização. Em conjunto com o conceito de rinoplastia preservadora (preservation Rhinoplasty), também busca-se um resultado natural, com um nariz que combine com o rosto do paciente e sem aspecto de nariz operado.

A cirurgia poder ser feita por dois acessos basicamente, a rinoplastia aberta (com corte externo escondido na columela) e a rinoplastia fechada (com cortes internos no nariz apenas). Na técnica fechada a recuperação é mais rápida, com menos edema pós operatório e sem cicatrizes externas. Já na técnica aberta, existe a vantagem de maior exposição das estruturas, com diagnóstico mais correto das alterações anatômicas e procedimentos necessários para corrigi-los, dando maior precisão à cirurgia.

O pós operatório é mais limitante na primeira semana, devido ao inchaço e manchas roxas ao redor dos olhos, exigindo compressas frias, repouso e cuidados de limpeza do nariz. O paciente deve evitar esportes de impacto e de contato por pelo menos 60 dias, para evitar traumas no local da cirurgia e desvios nasais.

Por que fazer uma rinoplastia?

  • Estética

    Harmoniza e confere mais beleza à face.
  • Eficácia

    Melhora a função respiratória quando realizada a septoplastia.
  • Autoestima

    Aumenta a autoestima do paciente.
  • Beleza

    Melhora o perfil, o tamanho e o formato do nariz.