Saber mais

A abdominoplastia é o procedimento cirúrgico no qual se remove o excesso de pele abdominal e se realiza uma plicatura (aproximação com pontos) dos músculos retos abdominais, deixando o abdome mais reto, firme e acinturado. Este procedimento muito comumente é associado à lipoaspiração que permite melhora maior no contorno da cintura e acentuação dos glúteos.

Este procedimento muito comumente é associado à lipoaspiração que permite melhora maior no contorno da cintura e acentuação dos glúteos.

Após a gestação ou perda ponderal excessiva o abdome pode desenvolver um excesso de pele, se tornando saliente e inclusive apresentar estrias. Algumas pessoas podem ter excesso de pele mesmo sem perda ponderal e na maioria das vezes é impossível de corrigir apenas com exercícios e dieta.

Quando a flacidez da pele é significativa o cirurgião plástico deve programar a realização de uma abdominoplastia, que é a retirada do excesso de pele da região abdominal, através de um corte na parte mais baixa do abdome, que fica escondido sob as roupas. Em alguns casos o excesso de pele é grande, mas não o suficiente para que se retira a pele até acima do umbigo e pode ser necessário deixar uma pequena cicatriz vertical junto a incisão. Quando o excesso de pele é pequeno pode-se ainda optar por fazer a mini-abdominoplastia que retira o excesso de pele apenas da região mais inferior com uma cicatriz menor. Para essa cirurgia o umbigo da paciente deve ser alto, pois ele será puxado para baixo junto com a pele.

É muito importante destacar que a abdominoplastia não substitui um programa de exercícios físicos e dieta balanceada e também não é utilizada como um instrumento de perda de peso. A variação de peso significativa após o procedimento, pode comprometer o resultado. O paciente deve estar com o peso adequado. Obesos ou pessoas com sobrepeso devem emagrecer antes da cirurgia conforme orientação médica para um melhor resultado.

O paciente deve permanecer internado por pelo menos 24 horas, recomendamos a utilização de drenos de sucção para evitar acúmulo de líquidos. Os drenos são removidos pelo menos 24 a 48h após a cirurgia. O paciente deve usar o modelador por pelo menos 60 dias para reduzir o edema, evitar fazer força e carregar peso por 30 dias.

Uma eventual gestação após a cirurgia pode comprometer o resultado, por isso se a paciente tem planos de ter filhos, recomendamos que faça a cirurgia após concluir este plano familiar. Entretanto, a cirurgia não impede uma gestação futura, e pode ser realizada em mulheres que necessitam recuperar sua autoestima e contorno corporal sem necessariamente terem filhos.

Por que fazer uma abdominoplastia?

  • Estética

    Melhora o contorno corporal e a autoestima.
  • Eficácia

    Elimina o excesso de pele e flacidez do abdome.
  • Diversidade

    Pode ser realizada em homens e mulheres.
  • Facilidade

    Pode ser feita em conjunto com outra cirurgia como lipoaspiração e prótese mamária.