Saber mais

Também conhecido como lifting de coxas, a cruroplastia é a cirurgia em que se remove o excesso de pele e gordura da região das coxas e pernas devolvendo à região seu contorno habitual. Geralmente o acúmulo de gordura e flacidez nas coxas ocorre na face medial (meio das coxas), ocasionando incômodo estético e funcional, por excesso de atrito com o outro lado.

É o melhor tratamento para pessoas que, devido a uma grande perda de peso, têm um excesso de pele, gordura e flacidez na região das coxas, culotes e joelhos. Pacientes pós-bariátricos apresentam um tipo de flacidez mais dramático, com aspecto de pele derretida, dermatites nas dobras,dificultando a exposição das pernas com roupas mais curtas no verão ou uso de roupas mais justas, pela dificuldade de acomodação da pele em excesso.

A cirurgia é realizada com anestesia geral ou peridural e geralmente é associada a lipoaspiração para melhorar o contorno local e a tração dos tecidos . A extensão do corte depende da quantidade de pele a ser removida, e é posicionada na parte interna da coxa, com extensão para a virilha se necessário. A qualidade da cicatriz depende das condições da pele local e da genética do paciente. Para reduzir o inchaço o uso de malhas compressivas é recomendado por pelo menos 60 dias, assim como sessões de drenagem linfática nas pernas, que podem ser iniciadas 48 horas após a alta .

A recuperação da cirurgia é geralmente tranquila se forem respeitadas as orientações médicas para evitar grandes esforços com as pernas, carregar peso e manter a movimentação com caminhadas graduais para evitar trombose. O retorno para ginástica, corrida e atividades de maior impacto é liberado pelo médico geralmente após 45 dias da cirurgia, de acordo com as condições de cada paciente.

A recuperação da cirurgia é geralmente tranquila se forem respeitadas as orientações médicas.

As complicações após uma cruroplastia podem variar desde problemas locais de cicatrização (queloides, cicatrizes alargadas ou escuras) até inchaço crônico das pernas (linfedema), manchas, recorrência da flacidez em alguns pontos por acomodação da pele, fibroses do tecido gorduroso, hematomas e  infecção. Por isso, o paciente deve estar em boas condições de saúde, sem anemia, com a dosagem de proteínas em dia e sem lesões locais na área a ser operada (dermatites, infecções e úlceras).

A satisfação dos pacientes que optam pela cruroplastia para resolver o excesso de flacidez e gordura nas pernas é muito grande, mesmo com cicatrizes extensas. O uso de pomadas especiais, aplicação de laser e placas de silicone auxiliam a tornar este detalhe algo muito discreto.

Muitas vezes esta cirurgia é associada à lipoaspiração. A pele é removida através de uma cicatriz na região da dobra da virilha que pode se estender até o joelho pela região medial da coxa, dependendo da quantidade de flacidez cutânea presente. O cirurgião plástico deve discutir com você qual a melhor indicação no seu caso.

Por que fazer uma cruroplastia?

  • Estética

    Remodelamento estético e funcional das coxas.
  • Eficácia

    Melhor tratamento para pacientes com pele e gordura em excesso na região das coxas.
  • Boa recuperação

    Recuperação da cirurgia é geralmente tranquila.
  • Facilidade

    Pode ser associada a lipoaspiração para melhorar o contorno local.