Saber mais

As mamas são fortemente relacionadas à feminilidade e fundamentais na beleza do corpo feminino. Por isso, a colocação de próteses de silicone é uma das cirurgias mais procuradas pelas mulheres, com grande resultado na sua auto-estima.

Essa cirurgia tem o objetivo de aumentar o tamanho dos seios, dando-lhes uma silhueta mais bonita. O resultado é um colo mais marcado, mamas maiores e mais bonitas com aspecto natural. Ela deve ser indicada para as pacientes que apresentam incômodo em relação ao tamanho mamário (mamas pequenas), perda de volume mamário após gestação ou amamentação e assimetrias ou alterações de formato das mamas. Essa cirurgia, no entanto não corrige a posição das mamas caídas, sendo necessário realizar a mastopexia nesses casos.

O resultado é um colo mais marcado, mamas maiores e mais bonitas com aspecto natural.

A escolha do tamanho ideal de prótese é uma questão muito individual e deve ser realizada em consulta com o cirurgião plástico, que irá avaliar o tamanho do tórax, a projeção mamária, idade e altura da mulher. A decisão deve ser conjunta levando em consideração os desejos de cada mulher e as limitações por estes fatores.

A cirurgia de aumento mamário não interfere com a amamentação em futuras gestações.

Existem vários tipos de próteses de silicone que devem ser indicadas em cada caso. Elas são compostas em geral por uma camada de revestimento externo preenchido por gel de silicone. As variações podem ser de formato, textura, perfil e revestimento, podendo ser redondos, anatômicos ou cônicos, ter revestimento externo liso ou texturizado, serem mais ou menos projetados ou ainda terem revestimento de poliuretano. Os implantes texturizados e de poliuretano apresentam melhores resultados em longo prazo, com menor incidência de contratura capsular. Há ainda a variação de volume em cada um dos tipos citados de implante, formando uma gama enorme de implantes. Portanto, a escolha do implante deve levar em conta cada caso individual, os desejos da mulher e as limitações do seu corpo e estilo de vida.

A colocação pode ser realizada através de incisão junto ao sulco mamário, na aréola ou na axila. Geralmente a incisão mais comum é a que fica junto ao sulco mamário, deixando escondida a cicatriz no sulco da mama. Os implantes podem ser colocados, ainda, em três posições, entre o tecido mamário e o músculo peitoral (posição subglandular), entre a fáscia peitoral e o músculo peitoral (posição subfascial) ou abaixo do músculo peitoral (posição submuscular). A escolha de onde colocar o implante depende da quantidade de tecido mamário e da espessura de pele da paciente. Em geral, optamos pela colocação da prótese em plano duplo, ou seja metade abaixo do músculo e metade abaixo da glândula. Dessa forma o músculo funciona como uma cinta para manter o colo mais projetado e permite resultados naturais e duradouros.

A paciente pode realizar outras cirurgias na mesma ocasião se necessário, como lipoaspiração e abdominoplastia, melhorando assim a harmonia do contorno corporal.

O pós-operatório geralmente é tranquilo, devendo a paciente permanecer afastada do trabalho por duas semanas, evitando dirigir, fazer esforços físicos , carregar peso e atividade física de impacto até a liberação médica.

As próteses de silicone não são eternas. Por orientação da Anvisa e dos fabricantes, sofrem desgaste pelos fatores a que estão expostas no corpo humano como: variações de temperatura, hormonais, infecções e reações inflamatórias. A troca deve acontecer em casos de complicações, não havendo data específica para a troca, podendo neste momento ser retirado o excesso de pele ou flacidez, levantando a mama que sofre uma queda com o passar do tempo. A paciente deve realizar exames de ecografia e mamografia (na faixa etária indicada) e passar pelo exame médico para detectar alterações como endurecimentos ou seromas ou tratá-las no início dos sintomas.

Por que fazer uma mamoplastia de aumento?

  • Estética

    Aumenta o volume, realça o formato e a beleza das mamas.
  • Eficácia

    Ótimos resultados. É a cirurgia mais realizada no Brasil e no mundo.
  • Autoestima

    Aumenta a autoestima, feminilidade e confiança da paciente.
  • Boa recuperação

    Cirurgia segura e com um tranquilo pós-operatório.