Saber mais

A Mastopexia é a cirurgia de levantamento dos seios, um procedimento com o objetivo é levantar o tecido mamário e reposicionar a aréola e o mamilo, dando um silhueta mais bonita às mamas.

Esse procedimento é indicado para pacientes com mamas pendentes, com aréola e mamilo abaixo do adequado e flacidez das mamas. A extensão e posição da incisão pode variar dependendo do tamanho e forma das mamas. A nossa tendência é fazer incisões menores e mais escondidas, para evitar cicatrizes visíveis.

O excesso de pele é normalmente retirado por uma incisão em volta da aréola e em T invertido (a cicatriz resultante é vertical associada a uma horizontal no sulco da mama). Nesse mesmo procedimento é possível reduzir o tamanho da aréola se for o desejo da paciente.

O objetivo é levantar o tecido mamária e reposicionar a areola e o mamilo, dando uma silhueta mais bonita às mamas.

Após a retirada do excesso de pele, a glândula mamária é reposicionada para compor o novo contorno da mama. Em muitos casos é preciso inserir um implante mamário ao mesmo tempo em que se realiza a elevação das mamas, para devolver volume mamário perdido.

A prótese pode ser colocada em diferentes planos: embaixo da glândula mamária, embaixo da fáscia (tendão do músculo peitoral) ou embaixo do próprio músculo peitoral em alguns casos. A escolha depende do tipo de mama, se há tecido suficiente ou não para cobrir o implante. Geralmente em mulheres muito magras a escolha pelo plano sub-muscular é a melhor opção.

O tipo da prótese também depende do formato do tórax, da mama e do desejo da paciente para um resultado específico. Existem atualmente várias configurações de próteses de silicone: redondas, anatômicas, cônicas, com perfis (alturas) diferentes, e texturas externas específicas para permitir uma maior adesão ao tórax e evitar a contratura capsular.

A anestesia pode ser peridural com sedação ou geral, a paciente permanece internada por pelo menos 24 horas. Em pacientes tabagistas o risco de necrose de pele e aréolas é maior, recomendamos a interrupção do hábito antes e após a cirurgia.

Por que fazer uma mastopexia?

  • Estética

    Cirurgia de escolha para mamas flácidas.
  • Eficácia

    Recupera o volume, o formato e o contorno das mamas.
  • Diversidade

    Melhor opção em pacientes após cirurgia bariátrica e gestações.
  • Facilidade

    Pode ser realizada com outras cirurgias plásticas.