Saber mais

A oncoplastia é a associação de técnicas de cirurgia plástica empregadas no tratamento do câncer de mama, realizando a remoção do tumor e a reconstrução mamária na mesma cirurgia. Esta integração de especialidades reduz o número de cirurgias, possibilita resultados estéticos melhores e  traz mais segurança e autoestima para a paciente.

O tratamento cirúrgico do câncer pode ser desde a remoção total da mama ( mastectomia) ou de  uma região da mama quando o tumor é muito pequeno (quadrantectomia) permitindo que a paciente fique livre do tumor e no mesmo momento já realize a plástica reconstrutora.

Permitindo que a paciente fique livre do tumor e no mesmo momento já realize a plástica reconstrutora.

Para a reconstrução, o cirurgião plástico deve avaliar aspectos como a forma da mama, localização do tumor e o volume mamário remanescente após a cirurgia oncológica, pois eles constituem fatores chave para a escolha da melhor técnica para cada paciente. Podem ser usados expansores teciduais, que serão substituídos por próteses mamárias após um determinado período ou em alguns casos próteses expansoras, que dispensam a troca de material e permitem que a correção da outra mama seja realizada mais brevemente para um resultado estético mais harmonioso.

As técnicas de reconstrução mamária utilizam próteses convencionais, próteses expansoras, retalhos musculares  do abdome ou do músculo Grande Dorsal, dependendo de cada caso. Para o refinamento estético da reconstrução utilizamos muito o preenchimento com gordura da própria paciente (lipoenxertia) que proporciona um aspecto mais natural na mama reconstruída, preenche sulcos na axila e melhora o volume da mama e o aspecto da pele após radioterapia.

A cirurgia oncoplástica representa um novo conceito no tratamento multidisciplinar do Câncer de Mama, permitindo amenizar o trauma físico e emocional da perda da mama através da cirurgia plástica com melhora estética, funcional e aumento da autoestima da mulher.

Por que fazer uma reconstrução de mama?

  • Estética

    Possibilita melhores resultados estéticos da mama reconstruída.
  • Eficácia

    Remoção do tumor e reconstrução da mama no mesmo tempo cirúrgico.
  • Autoestima

    Aumenta a autoestima e segurança da paciente durante tratamento.
  • Facilidade

    Reduz o número de cirurgias no tratamento do câncer de mama.