Saber mais

As queimaduras podem atingir várias partes do corpo humano, podendo desencadear diversos ferimentos e sequelas com perdas de funcionalidade e aspecto não estético. As queimaduras também podem ser ocasionadas por agentes diferentes como o sol, o calor
excessivo, o frio, o álcool, combustíveis em geral e produtos químicos.

Em uma situação de emergência, o paciente queimado é avaliado como um todo, seu estado hemodinâmico (circulação sanguínea) recuperado e o atendimento ocorre conforme se preconiza para um paciente politraumatizado. A gravidade da queimadura se mede através de sua extensão corporal e de sua profundidade e acometimento da pele e outros tecidos.

O cirurgião plástico, por ser o especialista com formação na condução das queimaduras, deve sempre estar presente no atendimento e diagnóstico do paciente queimado.

O cirurgião plástico, por ser o especialista com formação na condução das queimaduras, deve sempre estar presente no atendimento e diagnóstico do paciente queimado. O tratamento será sempre individualizado, principalmente por poder necessitar de internação a depender da classificação da queimadura e estado de saúde do doente.

Para queimaduras menores, em que o paciente encontra-se bem, pode-se prescrever o tratamento com trocas de curativos com pomadas e cremes, além de placas de hidrocolóide no local.

Casos mais graves vão necessitar de internação hospitalar para cirurgias, trocas de curativos em centro cirúrgico, acompanhamento médico e curativos específicos. O objetivo do cirurgião plástico é sempre minimizar sequelas funcionais de modo a visar sempre o melhor resultado estético possível para cada caso.

Além do tratamento agudo das queimaduras, o cirurgião plástico também poderá intervir em casos tardios quando houver alguma sequela funcional ou estética. O objetivo será devolver a função à região afetada com maior ganho estético possível.

Por que tratar queimaduras?

  • Estética

    Recupera a aparência estética da pele.
  • Eficácia

    Tratamento individual.
  • Menos sequelas

    Objetivo de minimizar sequelas funcionais.
  • Recuperação

    Tratamento com curativos, pomadas, cremes e placas de hidrocolóide.