Lipoaspiração


A lipoaspiração é um dos procedimentos de cirurgia estética mais realizados no mundo, tanto por homens como por mulheres. O seu principal objetivo é a melhora do contorno corporal através da retirada de excesso de gordura.

É indicada principalmente para pacientes com excesso de gordura localizados e sem excesso de pele ou com excesso mínimo. Em alguns casos com excesso de pele pode ser necessário associar outros procedimentos para retirar a flacidez.

Vale lembrar que não é um procedimento para emagrecimento e sim para melhora do contorno do corpo. O importante é esculpir um contorno desejável na região lipada e não a quantidade de gordura (e peso) retirados. Assim, é necessário manter uma rotina de exercício, dietas e reeducação alimentar para manutenção do peso e melhores resultados. O resultado da lipoaspiração é bastante satisfatório e duradouro com a manutenção do peso no pós-operatório.

Enquanto os homens geralmente acumulam gordura na região da barriga, as mulheres têm maior problema com os quadris, culotes e abdome também.

Várias regiões do corpo podem ser lipadas a depender das queixas do paciente e do local de acúmulo de gordura. Na consulta o seu cirurgião plástico deve estabelecer um plano individual das regiões onde serão realizadas a lipoaspiração.

 

A gordura é retirada com uso de cânulas de metal que entram na região da gordura através de pequenas incisões colocadas em locais escondidos. Variações do procedimento incluem a lipoaspiração com apenas anestesia local como a hidrolipo ou minilipo, que está indicada para pacientes magros com acúmulo de gordura em áreas pequenas. Também pode ser associada à lipoenxertia de gordura em áreas que necessitam de aumento de volume (como glúteos, mamas, face) esculpindo um contorno mais desejável, casos que chamamos de lipoescultura.