Cirurgia Plástica da região Órbito Palpebral


Além da cirurgia estética (blefaroplastia descrita em outra área do site), a cirurgia órbito palpebral compreende uma área de atuação da Cirurgia Plástica no tratamento de deformidades congênitas ou adquiridas como por exemplo:

Ptose palpebral

        É quando a pálpebra superior não consegue se abrir adequadamente para mostra irís. Pode ser mais leve, tampando apenas a Iris, ou mais grave até com comprometimento do campo visual. As causas dessa doença também podem ser múltiplas desde congênita (as crianças nascem com isso), degenerativas (devido ao envelhecimento) ou traumáticas (após cirurgias de catarata, por exemplo). O Cirurgião plástico deve ser consultado para

    • Lagoftalmo paralítico: Em pessoas com paralisia facial a ausência de função do músculo que fecha os olhos (orbicular dos olhos) causa uma flacidez importante na pálpebra inferior, que termina por cair e se descolar do olho. Isso deixa à mostra a porção branca do olho embaixo da íris e deixa o olho desprotegido e seco, podendo ocasionar feridas na córnea. É essencial corrigir essa flacidez para evitar problemas futuros que podem chegar até a perda da visão devido as feridas da córnea.
    • Distopias palpebrais (entrópio, ectrópio,etc): O entrópio é quando o olho está posicionado mais fundo na órbita e o ectrópio quando os olhos estão localizados mais externamente (saltados) em relação à órbita, podendo ser corrigidas pelo cirurgião plástico.
    • Traumas: A perda de tecidos devidos a traumas pode variar de pequenos cortes da região palpebral até perdas totais de uma das pálpebras. Devido à delicadeza dos diversos tecidos e de sua importância funcional para proteção do globo ocular a reconstrução deve contar com um cirurgião plástico que alcançara os melhores resultados estéticos possíveis com manutenção da funcionalidade.
    • Tumores: O tratamento dos tumores da pele das pálpebras deve envolver sempre um cirurgião plástico que saberá realizar a reconstrução dos tecidos da pálpebra de forma a manter a funcionalidade de proteção do globo ocular e objetivas um resultado esteticamente favorável da reconstrução