Otoplastia


A otoplastia é a cirurgia plástica das orelhas, mais comumente realizada para correção das orelhas em abano, mas também pode ser realizada para corrigir outras deformidades da orelha. A orelha tem papel singular na estética facial, sendo consideradas bonitas as orelhas pequenas e discretas, que não atraem atenção.

As orelhas em abano, ou orelhas proeminentes, são a deformidade mais comum das orelhas e normalmente causam prejuízos emocionais aos pacientes, principalmente na infância devido ao bullying sofrido na escola. Esta deformidade tem origem genética e causa um crescimento excessivo da cartilagem conchal e/ou a ausência de algumas das dobras naturais da orelha (hélice ou anti-hélice), afastando a borda da orelha da cabeça e destacando a orelha.

 Para corrigir este problema o objetivo da cirurgia é posicionar as orelhas mais próximas da cabeça e/ou diminuir o seu tamanho. A cirurgia pode ser realizada em várias fases da vida, desde a infância até a idade adulta. Mas normalmente não é indicada antes dos 7 anos de idade, quando as orelhas atingem o desenvolvimento completo.

O cirurgião plástico é o profssional habilitado para realizar a otoplastia e têm no mínimo 11 anos de formação profissional. É essencial buscar um cirurgião plástico para discutir suas queixas em relação a orelha e suas expectativas com a cirurgia.