Saber mais

A região dos olhos é uma das primeiras a apresentar sinais de envelhecimento na face, dando por vezes aspecto de aparência cansada e de noites mal dormidas. A sua importância estética é fundamental devido à posição central na face e a grande participação na expressividade facial.

A blefaroplastia é a cirurgia das pálpebras realizada para restauração do aspecto jovial e descansado da região ao redor dos olhos. Ela está indicada para tratamento de excesso de pele em pálpebras superiores que por vezes fazem dobras dificultando a aplicação de maquiagem ou até mesmo diminuindo o campo visual; bolsas de gordura protusas nas pálpebras com aspecto de inchaço e cansaço; flacidez da pálpebra inferior com excesso de pele e rugas e algumas vezes lagoftalmo (queda da pálpebra inferior), mostrando a parte branca dos olhos.

A cirurgia é realizada por incisões no sulco da pálpebra superior (que fica escondido quando os olhos estão abertos) e logo abaixo dos cílios na pálpebra inferior (escondido pelos cílios). Retira-se o excesso de pele e gordura quando indicados, com bons resultados que costumam ser bastante duradouros.

Outro procedimento comumente realizado em conjunto com a blefaroplastia é a ritidoplastia (cirurgia da face).

Muitas vezes a blefaroplastia pode ser associada a outros procedimentos como enxertia de gordura, que tem o papel de volumizar sulcos na face e melhorar a aparência da pele devido a células tronco presentes na gordura. Outro procedimento comumente realizado em conjunto com a blefaroplastia é a ritidoplastia (cirurgia da face).

O pós-operatório é tranquilo, praticamente indolor, com pouco inchaço e manchas roxas. O paciente é orientado a fazer compressas frias, pelo edema na região dos olhos, que melhora muito em 1 semana. Deve também evitar exposição solar e contato com poeira, produtos químicos, vapores, calor excessivo e locais contaminados.

É uma das cirurgias mais realizadas por homens e mulheres, pelo resultado rejuvenescedor do olhar e pela melhora da qualidade de vida, aumenta o campo visual bloqueado pelo excesso de pele caindo sobre os olhos.

O cirurgião plástico deve discutir com o paciente as melhores opções para o tratamento de cada paciente e estabelecer um plano de tratamento após a cirurgia com cuidados dermatológicos para manutenção dos resultados.

Por que fazer uma blefaroplastia?

  • Estética

    Recupera a aparência e rejuvenesce a face.
  • Eficácia

    Paciente tem alta no mesmo dia do procedimento.
  • Boa recuperação

    Pós-operatório tranquilo, indolor, com pouco inchaço e manchas.
  • Facilidade

    Pode ser realizada com outras cirurgias plásticas.