Saber mais

A ritidoplastia, ou lifting facial, é a cirurgia plástica que objetiva a suavização de rugas da região da face e pescoço e o rejuvenescimento da face.

A ritidoplastia tem o objetivo de melhorar os sinais visíveis do envelhecimento, devolvendo à face e ao pescoço uma aparência mais jovem, descansada e com contornos mais definidos, através do reposicionamento do tecido muscular, gorduroso e retirando o excesso de pele. Muitas vezes ela pode ser associada a lipoenxertia da face, blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) e lipoaspiração cervical (papada) e lifting de sobrancelhas.

A ritidoplastia tem o objetivo de melhorar os sinais visíveis do envelhecimento, devolvendo à face e ao pescoço uma aparência mais jovem.

Com a idade ocorre queda das estruturas do terço médio da face acentuando sulcos abaixo das pálpebras inferiores (sulco nasojugal) e entre o nariz e a boca (sulco naso labial ou bigode chinês) o que leva a aspecto cansado da face. Além da queda dos tecidos gordurosos e perda do tônus muscular, a pele perde fibras colágenas e elásticas, tornando-se mais flácida e com rugas e levando a perda do contorno da face e pescoço com formação de excesso de gordura chamado buldoguinhos na mandíbula..

Na juventude, a região malar é volumosa e iluminada, a região inferior dos olhos é bem preenchida e o contorno mandibular e bem definido. Assim, a face tem um formato de triângulo com o ápice para baixo.

Já na face envelhecida há deslocamento da gordura malar, a região inferior dos olhos perde volume, forma-se o sulco naso-labial conhecido como bigode chinês, a região da mandíbula perde sua definição e o pescoço torna-se flácido.

Essas alterações do envelhecimento da face estão associadas a muitos fatores como hereditariedade, efeito da gravidade sobre os tecidos faciais, tabagismo, exposição ao sol e estresse. Assim, não há uma idade específica para a realização de uma ritidoplastia, sendo indicado procurar o cirurgião plástico para discutir a indicação a cada caso.

O lifting reposiciona as estruturas profundas e superficiais da face e pescoço, melhorando o contorno das linhas da mandíbula, definindo e elevando as maçãs do rosto e melhorando a flacidez do pescoço. O objetivo é oferecer ao paciente uma aparência natural, saudável e descansada, evitando exageros de rosto demasiadamente esticado, que descaracteriza os traços originais da pessoa.

A cicatriz costuma ficar escondida no couro cabeludo, exceto na região pré-auricular (perto da orelha), onde fica exposta, mas torna-se muito pouco perceptível quando a cicatrização é de boa qualidade.

Por que fazer uma ritidoplastia?

  • Estética

    Rejuvenescer a face e o pescoço por completo.
  • Eficácia

    Oferecer uma aparência natural, saudável e descansada.
  • Menos cicatrizes

    Cicatrizes muito pequenas e em lugares escondidos.
  • Facilidade

    Pode ser realizada com outras cirurgias plásticas.